• (48) 3438-3136
  • (48) 99206-6121
Domínio Atendimento

Como a contabilidade pode ajudar o cliente em tempos de crise

O que o cliente deseja em tempos de crise, além de resolver a situação, é apoio. E a empresa de contabilidade que o atende, pode ajudar em momentos de crise, especialmente como este que vivemos, de pandemia por conta do coronavírus.

Para que o cliente não fique sem saber o que fazer, algumas medidas podem ser fundamentais para auxiliar nas questões contábeis, financeiras e trabalhistas, como oferecer apoio e consultoria, e fazer a diferença. 

Diagnóstico: o primeiro passo é ajudar o cliente a fazer um diagnóstico da situação, com base em dados contábeis e financeiros. O ideal é avaliar a empresa antes da crise e estudar como pode se comportar e quais estratégias adotar no momento de crise. Proporcionar segurança para o cliente o ajuda a tomar decisões mais racionais. 

Controle financeiro: com o diagnóstico feito, o ideal é projetar despesas e receitas e organizar um plano de ação com medidas de redução de gastos, por exemplo. 

Crédito: se houver problemas de caixa, problemas de negociação de prazos de pagamentos e recebimentos, a busca por crédito pode ser uma saída. A empresa de contabilidade pode orientar o cliente qual a melhor taxa de juros, por exemplo. 

Relações de trabalho: a adoção de novas regras trabalhistas, flexibilizando contratos durante a crise, ou outras medidas como home office, férias antecipadas, são algumas opções que o contador pode sugerir, ao invés da demissão de colaboradores. 

O momento é de construir uma relação de confiança e cooperação, e demonstrar a importância da contabilidade, e assim manter seu cliente cada vez mais próximo.

Leia também: Aprenda a dividir e controlar melhor o seu dinheiro