• (48) 3438-3136
  • (48) 99206-6121
Domínio Atendimento

Controle de gastos: faça trocas ao invés de abdicar

O controle de finanças é um assunto de interesse de quase todas as pessoas. Afinal, quem não quer as contas em dia, controlando bem os seus ganhos, não é? No entanto, nem todo mundo continua tão interessado na hora de colocar em prática, pois toda renúncia exige um pouco de sacrifício e os sacrifícios nos fazem ver problemas no lugar de soluções.

O ideal seria que desde o início dividíssemos os gastos planejando de acordo com as despesas, separando por exemplo: 50% para gastos fixos, 30% para lazer e gastos variáveis, 10% para investimentos a longo prazo e 10% para reserva de emergência.

Para reduzir os gastos ou fazer alguma medida para economizar é importante primeiro elencar as prioridades. Depois disso, você pode, por exemplo, fazer trocas. Ao invés de pensar que está abdicando de determinada compra, foque o seu pensamento no que deseja e prefira pensar que está trocando “isso” por “aquilo”. Desta forma você verá a economia com um olhar mais positivo e não “sofrerá” na hora de pensar e economizar.

Leia também: 4 dicas para deixar o dia de trabalho mais produtivo