• (48) 3438-3136
  • (48) 99206-6121
Domínio Atendimento

O que é razão social, como definir e para que ela serve

Razão social de uma empresa é o nome jurídico, é o que vai nos contratos e documentos oficiais. Por vezes confundimos com nome fantasia. A razão social também pode ser a denominação social ou firma empresarial. A razão social serve para o contrato social, emissão de notas fiscais, escrituras e documentos legais. Estará presente em todos os documentos oficiais e principais da empresa.

Para escolher a razão social, alguns pontos devem ser levados em consideração.

- O ideal é que o nome esteja ligado a atividade exercida pela empresa, que seja de fácil compreensão, que não seja um nome muito longo, pode ter algum termo ligado à área de atuação ou que dê origem ao nome fantasia, por exemplo.

Um contador pode ajudar na escolha, já que possui experiência nessa questão. Também deve ser feita pesquisa em sites e redes sociais para verificar a existência de nomes parecidos.

O registro é feito já na mesma época de abertura da empresa, ao fazer registros na junta comercial e/ou cartório.

 

Razão Social, Nome Fantasia e Marca: parecem ser a mesma coisa, mas tem diferença. Razão social é o nome jurídico, nome fantasia é que aquele que estará nas redes sociais, panfletos e seu cliente conhece. Já a marca é aquela em que o empreendedor deseja proteger sua imagem, registrando-a no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Nestecaso, o nome fantasia vem acompanhado do símbolo ®.

 

Mais:

- Um mesmo CNPJ pode ter mais de um nome fantasia.

- Se desejar trocar a razão social, deve se dirigir a Junta Comercial da cidade, e claro, consultar uma empresa de contabilidade de confiança e com experiência.

- A escolha do nome deve refletir a imagem que sua empresa quer passar.

- Ela é a sua identidade jurídica.

Portanto, pense bem!

 

Leia também: O que devo levar em consideração em uma empresa nova?