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Domínio Atendimento

Os erros mais comuns de gestão financeira e como evitar cada um deles

Sua empresa faz gestão financeira. Mas, ela é eficiente? Para garantir o sucesso e competitividade, fique por dentro dos erros mais comuns e o que fazer para evitar cada um deles. 

1 – Falta de sistema de gerenciamento: Para uma gestão eficiente, é necessário usar um sistema de gerenciamento, independente do tamanho da empresa. Desconhecer detalhes a respeito das operações, aumenta as chances de erros e as dificuldades começam a aparecer. 

2 – Não registrar as operações: Algumas empresas costumam não registrar as operações, porém, a prática é prejudicial. A falta de registros leva a empresa a um caminho sem controle. 

3 – Não estar por dentro de custos e despesas: É regra saber o valor dos custos e despesas de cada serviço, e assim, a margem de lucro. Ter ciência disso, faz toda diferença na saúde financeira do negócio. 

4 – Não separar despesas pessoais da empresa: Independente do tamanho do seu negócio, essa separação é fundamental. Evita uma série de problemas financeiros, e mantém seu negócio organizado. 

5 – Não fazer balanço patrimonial: A prática é obrigatória em qualquer empresa, também independente do tamanho. O balanço identifica claramente o crescimento ou queda do negócio, mantem a ordem e o planejamento empresarial. 

6 – Não fixar pró-labore: Não fixar a retirada mensal é um caminho para grandes dores de cabeça. Especialmente se a empresa tiver sócios. Com um fixo, todos se mantêm motivados para crescer junto com a empresa. 

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