• (48) 3438-3136
  • (48) 99206-6121
Domínio Atendimento

Posso usar o mesmo caixa para Finanças Pessoais e da Empresa?

A cada dia que passa surgem novos empreendedores por todo o mundo. Pessoas que antes precisavam cuidar apenas das finanças pessoais passam a ter um novo compromisso financeiro que define agora também o funcionamento das suas empresas.

Em muitos casos o empreendedor acaba entrando em situação de inadimplência por ter cometido erros como misturar as finanças pessoais com o caixa do negócio.

Quando o empresário não separa a conta física da jurídica, dificilmente ele consegue manter o controle financeiro. Além de não conseguir prever gastos com folha e despesas fixas, não consegue fazer a leitura correta de custos e receitas, o que pode levá-lo a determinar um preço de venda fora da realidade.

É preciso entender que empresas têm um fluxo de caixa mensal que precisa estar garantido e, também necessita de um caixa extra, para imprevistos ou investimentos já planejados. Da mesma forma a vida pessoal. Se você usa um mesmo caixa para as duas coisas, um imprevisto pode acabar gerando um déficit financeiro para ambos.

Nem tão fácil, nem tão difícil. Cuidar das finanças pessoais e da empresa dá certo, com um bom planejamento. O primeiro passo é separá-las e entender que são coisas completamente distintas.