• (48) 3438-3136
  • (48) 99206-6121
Domínio Atendimento

Saiba o que é revisão fiscal

A revisão fiscal é um processo que deve ser feito com regularidade em uma empresa, que visa recuperar créditos tributários que não foram utilizados, principalmente por alterações na legislação. Por meio de auditoria e análises, são avaliadas atividades como escrituração fiscal; cálculo tributário; pagamento de impostos; emissão de notas fiscais e preenchimento de obrigações acesso?rias.

O objetivo é verificar se os procedimentos até cinco anos anteriores a revisão, assegurar informações corretas de acordo com a legislação, e assim prevenir multas ou autuações. Busca ainda pagamentos de tributos de forma errônea ou indevidos, identificando a existência de créditos fiscais que não foram aproveitados.

Para fazer uma revisão fiscal, um profissional capacitado como o contador ou empresa de contabilidade, devem ser chamados. Analisa-se todos os tributos, com verificação de alíquotas e incidências de cada uma delas.

Os benefícios da revisão fiscal para as empresas se concentram na recuperação de créditos tributários, sendo possível o abatimento em obrigações futuras. Ela também confirma se a empresa está em conformidade com a legislação fiscal. Em caso negativo, há possibilidade de ajustes.

Vale ressaltar que os valores economizados nos tributos a partir da revisão fiscal, podem ser reinvestidos em melhorias da empresa.

Uma boa revisão fiscal, é feita com eficiência, gerando economia, possibilitando o aumento de lucro no seu negócio, além de alinhar as atividades contábeis. Chame quem entende e pode te ajudar. A Calculus te orienta e deixa sua empresa em dia.

Leia também: 6 dicas para empreendedores iniciantes