• (48) 3438-3136
  • (48) 99206-6121
Domínio Atendimento

Toda empresa precisa de contador?

A resposta é sim! Ao abrir um negócio, uma empresa de contabilidade é essencial pois ela ajuda a evitar uma série de dores de cabeça.

Separamos algumas modalidades que constam na lei e porque toda empresa precisa ter um contador.

 

ME / EPP – Simples Nacional: previsto na Lei complementar n º 123/2006, é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos, e o recolhimento dos impostos é feito com base no valor bruto do faturamento, não sendo permitido a dedução das despesas da base de cálculo do imposto, e é gerado por meio de um documento único de arrecadação (DAS).

Para se enquadrar nesse regime tributário, as empresas precisam ter um faturamento de até 4,8 milhões de reais durante os 12 últimos meses de receita, separados da seguinte forma:

 

Microempresa: Faturamento até 360 mil reais/ Empresas de pequeno porte: De 360 mil reais até 4,8 milhões.

Nesse regime tributário, os processos se tornam mais complexos e são indispensáveis a entrega de informações e declarações para a Receita Federal e aos demais órgãos de fiscalização.

 

Lucro Presumido e Lucro Real: nestes dois regimes a complexidade é ainda maior que o Simples Nacional. O primeiro é calculado mediante a previsão de quanto do faturamento da empresa irá se tornar lucro. Já o Lucro Real é um regime tributário calculado com base no lucro efetivo que a empresa teve e para o cálculo serão deduzidas todas as despesas da base de cálculo dos impostos (IRPJ e CSLL). As empresas que optam por esse regime, devem ter um controle preciso das movimentações bem como ter documentos fiscais que comprovem todas as operações.

 

Vai abrir uma empresa e quer saber qual o melhor regime adotar? Aqui na Calculus nós te damos todas estas e outras informações com segurança e atualização constante de leis e dados.

 

Leia também: Quais serviços uma empresa de contabilidade pode fazer pelo seu negócio?