• (48) 3438-3136
  • (48) 99206-6121
Domínio Atendimento

3 dúvidas mais comuns sobre contabilidade

No dia a dia é comum ter dúvidas sobre a rotina da contabilidade da sua empresa.  Quanto mais informações você tiver, mais sua empresa vai crescer e superar os desafios do empreendedorismo. Conheça as 3 principais dúvidas das pessoas: 

  1. 1.      Contrato Social

O contrato social é o passo número um e deve ser feito com muita responsabilidade. Nele será definido o nome da empresa, endereço, atividade e outros detalhes burocráticos. Também terá a definição do CNAE, que é imprescindível, que define a tributação da empresa. Além disso, a descrição dos sócios e fechamento do Capital Social, ou seja, qual será o total de investimento inicial. 

  1. 2.      Regime de Tributação

São 3 tipos de regime para enquadrar:

- Simples Nacional: O mais comum entre as empresas que estão iniciando. A vantagem é a apuração unificada dos impostos. Existe o limite de lucro de 4,8 milhões anuais.

- Lucro Presumido: Quando não encaixa no Simples Nacional, esse regime apura impostos de acordo com o que se presume que irá faturar, por exemplo, com a média de lucro do segmento que atua.

- Lucro Real: É o regime de acordo com seu lucro real, podendo ser vantagem para as que não tem lucro no início da trajetória. 

  1. 3.      Cálculo das despesas 

Para fazer o cálculo das despesas é levado em conta não só os salários e aluguel, mas todas as informações de gastos mensais, despesas fixas e variáveis. Só a partir disso é feito um planejamento que otimize e busque resultados para o dinheiro da sua empresa.

 

Confira também: 5 dicas para planejar uma sociedade sólida e bem-sucedida