• (48) 3438-3136
  • (48) 99206-6121
Domínio Atendimento

Como funciona o Blockchain na contabilidade

Inteligência artificial, novas tecnologias estão há tempos revolucionando empresas e transações. Se você ainda não ouviu falar, saiba que o blockchain é uma das tendências para transações on-line. 

O blockchain funciona como uma lista de registros, crescentes, em blocos, vinculados e protegidos por criptografia. É uma espécie de livro razão aberto que pode operacionalizar as transações de forma eficiente e segura. É indicado especialmente para gravar eventos que necessitam de segurança total, de forma íntegra. 

Para a contabilidade, transação, gerenciamento, livros contábeis, são registrados simultaneamente de forma compartilhada, em tempo real. Dessa forma, atualiza faturamento, documentos, processa pagamentos, entre outros. 

Entre as vantagens, reduz erros, pois as informações não podem ser alteradas, sendo transparentes de forma que não ocorram falsificação ou manipulação. O blockchain transforma os processos contábeis extremamente confiáveis, com gerenciamento seguro de forma criptografada. 

Em tempo real: Todas as informações no blockchain são atualizadas em tempo real, sendo possível auditar transações e automatizar auditorias. A tecnologia permite ainda acabar com a digitação de documentos ou importar arquivos em formatos diferentes nos sistemas de gestão. 

Realizar todas as transações financeiras e comerciais com essa nova tecnologia, vai causar grande impacto nos negócios, e no setor de contabilidade.

 Leia também: Os erros mais comuns de gestão financeira e como evitar cada um deles