• (48) 3438-3136
  • (48) 99206-6121
Domínio Atendimento

Reserva de emergência: como ter uma?

Quando o futuro muda e interfere no nosso presente nos sentimos ameaçados e na maioria das vezes pela questão financeira. Guardar dinheiro para muitos brasileiros pode soar como um personagem do nosso folclore, muita gente nunca nem viu, só ouviu falar. Para algumas famílias a questão pode ser realmente mais complicada, mas e para você? Você já fez avaliação das suas finanças pessoais e um planejamento financeiro? Estas são ações importantes para dar início a realização de uma reserva de emergência. Isto pode ajudá-lo durante momentos incertos, proporcionando segurança e tranquilidade por um longo período.


Normalmente as pessoas pensam que é tarde para começar uma reserva de emergência e que quando começarem vai ser guardada na poupança. Nunca é tarde para iniciar a sua reserva de emergência e existe um leque de investimentos que rendem mais que a poupança e com retirada imediata.

Primeiro você precisa conhecer detalhadamente quais são as suas despesas mensais e se questionar se há algo que você possa economizar, o que pode ser desnecessário e cortado. Com a possibilidade de dinheiro a ser guardada você deve se comprometer a depositar o valor em algum investimento, lembrando que seja um que possua liquidez diária, visto como o valor de um seguro em que você realiza o pagamento e torce para não precisar usar.

Falta de dinheiro é um dos principais motivos que afeta o nosso senso de segurança e estabilidade, investir em uma reserva de emergência é também um ato de cuidar de si da própria família, se prevenindo contra os incidentes da vida. Cada pessoa possui o seu valor ideal de reserva de emergência, o cálculo é simples: multiplique por 6 o valor dos seus custos mensais, o valo total é a quantia que utilizará como reserva de emergência, podendo viver tranquilamente por 6 meses. Se o seu custo mensal é de 2mil reais, a sua reserva de emergência será de 12 mil reais. Lembrando que este montante estará em um investimento de renda fixa, ou seja, rendendo mais que a poupança e com saque imediato. Organiza-se e comece o seu planejamento financeiro contendo uma reserva de emergência.

 

Leia também: Como está a saúde financeira da sua empresa?